Radioproteção e Projeto de Blindagem

Em instalações que possuem fontes radioativas, sejam elas reatores de potência, reatores experimentais, reatores de irradiação de materiais, instalações médicas e industriais, há a necessidade de projetar a instalação com o objetivo de minimizar o impacto da(s) fonte(s) sobre os operadores, bem como monitorar o ambiente e os operadores que trabalham em áreas classificadas radiologicamente. A FERMIUM, contando com doutores em física e engenharia nuclear,  realiza os seguintes cálculos de projeto de atenuação da radiação:

 

- Cálculo de Termos-fontes Operacionais;

- Cálculo das taxas de doses  e doses operacionais;

- Solução de atenuação;

- Dimensionamento de blindagens;

- Classificação de áreas; e

- Cálculo de efluentes radioativos emitidos pela instalação e impacto no grupo crítico;

A FERMIUM possui diversos softwares  dedicados a realização destes cálculos. O apoio pode ser realizado na forma de serviços de engenharia, treinamento e coaching. A FERMIUM realiza também desenvolvimento de softwares  e customização de softwres existentes, bem como a montagem de software suites.

 

A FERMIUM possui competência para apoiar nas tarefas de especificação e procurement de especificação e aquisição  de:

  - Monitores de Radiação pessoais, de área e processo;

  - Fontes radioativas

 

 

A FERMIUM possui competência para a elaborar ou apoiar a elaboração do Programa de Proteção Radiológica (Reatores) e de Planos de Proteção Radiológica para tarefas específicas da Instalação Nuclear, bem como realizar treinamento em proteção radiológica para operadores. Para Instalações médicas e industriais,  a FERMIUM possui competência para apoiar ou elaborar o Plano de Proteção Radiológica, , bem como realizar treinamento em proteção radiológica para operadores.

© 2020 Fermium Tecnologia Nuclear Ltda, LLC. All Rights Reserved.